Connect with us

Economia

FAJE: presidente eleito promete dar continuidade a trabalhos sobre empregabilidade da juventude

Published

on

O novo presidente do Fórum Angolano de Jovens Empreendedores (FAJE), Paulo Víctor Varela Narciso, eleito nesta sexta-feira, 29, em Luanda, prometeu, durante o seu discurso de tomada de posse, dar continuidade ao trabalhos que vinham sendo desenvolvidos pela coordenação cessante, para os próximos cinco anos. Entre as acções, consta, segundo revelou, acções que visam o fomento da empregabilidade da juventude em todo o país.

Paulo Narciso disse pretender prosseguir com o objecto social da associação, tendo como prioridade a promoção do auto-emprego e a empregabilidade, formação e capacitação dos jovens no domínio do empreendedorismo, a formalização dos negócios, o reforço da capacidade institucional e material da instituição e o fomento do micro crédito, através da cooperativa de crédito da organização, o CooperaFaje.

“Na verdade é um plano de continuidade onde vamos procurar trazer a estimulação do empresariado, aproximação dos associados, estimulação do micro crédito ao nível da nossa estratégia de auto-emprego e empreendedorismo”, por entender existir “uma pressão muito grande” sobre os níveis de desemprego no país, pela sociedade.

Disse ainda ter um plano para ajudar o governo na resposta aos problemas de desemprego e da informalidade do Mercado angolano, sem no entanto entrar em detalhes.

Outra aposta de Paulo Víctor Varela Narciso é, segundo fez saber, a dinamização das demais províncias do país “neste processo de auto-emprego e auto-sustento”, com visita às estruturas locais para resolver os problemas da juventude do país.

O acto de eleição pela Assembleia Geral do FAJE teve lugar o Memorial António Agostinho Neto (MAAN), na zona da Chicala 2 e, foi antecedido da apresentação do relatório de balanço das actividades desenvolvidas pela direcção cessante, e do parecer do Conselho Fiscal.
Dos cerca de 80 delegados aptos para o conclave, 53 participaram da votação em representação de 15 províncias, elegendo Paulo Víctor Varela Narciso com um total de 40 votos a favor, quarto votos contra e sete abstenções.

Assim, para os próximos cinco anos, renováveis, na gestão do Fórum Angolano de Jovens Empreendedores o presidente eleito terá apoio de uma equipa composta por Alberto Mendes como Presidente da Assembleia Geral, Elsío Manuel como o Vice-Presidente e Edna Neto como a Vogal. Já o conselho fiscal passa a ser presidido por Jorge Minguês, coadjuvado pelo vice Yactiro Loureiro.

O Fórum Angolano de Jovens Empreendedores é uma associação de âmbito nacional sem fins lucrativos, vocacionada para a promoção dos jovens dos mais variado sectores e estratos sociais, com o objectivo de disponibilizar soluções práticas a todos os seus associados no sentido de os dotar de procedimentos de gestão, contabilidade e finanças mais adequadas.

Paulo Narciso é líder juvenil filiado há oito anos no FAJE, especialista em Seguros, é actualmente quadro do MAPTESS colocado no Programa de Apoio a Empregabilidade (PAPE).