Connect with us

Desporto

FAF já recebeu os USD milhão da FIFA

Published

on

Girabola

A Federação Angolana de Futebol (FAF) recebeu já USD um milhão proveniente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), que será repartido entre os filiados, para o desenvolvimento do sector feminino e mitigar os efeitos da covid-19.

Esta informação foi confirmada nesta quinta-feira, 20, à Angop, em Luanda, por uma fonte do órgão reitor da modalidade no país.

Os valores, tal como garantiu, serão distribuídos aos filiados obedecendo aos critérios estipulados, através de uma instituição bancária, em dólares ou o equivalente em moeda nacional (AKz).

Referiu que a FAF aguarda pelos USD 300 mil a serem atribuídos pela Confederação Africana (CAF), ainda este ano, igualmente para mitigar os efeitos da pandemia, além dos USD 500 mil da FIFA, a partir de Janeiro de 2021.

Recentemente, em conferência de imprensa, a federação divulgou o cronograma de distribuição destes valores, num total de USD 1,8 milhão, que deverá abranger o futebol feminino (500 mil dólares americanos), associações provinciais (216 mil dólares), clubes da primeira divisão que vão disputar a época 2020/21 (256 mil dólares) e clubes da segunda divisão (90 mil dólares).

Seguem-se as selecções nacionais masculinas (235 mil dólares), outros clubes e escolas de formação (248 mil dólares), fundo de arbitragem para o Girabola2020/21 (140 mil dólares) e futebol de salão (cinco mil dólares).

O plano de distribuição abrange ainda os campeonatos nacionais de júniores e de juvenis (40 mil dólares), futebol de praia (dois mil dólares), equipamentos de biossegurança e meios técnicos (37 mil dólares).

A FAF terá de justificar junto da FIFA, mediante documentação dos beneficiários, a forma como foram gastos os valores desta primeira dotação, sob risco de não receber a última.

Por Angop