Economia
FADA tem 85 mil milhões de kwanzas para apoiar agricultura familiar
O Fundo de Apoio da Agricultura Familiar (FADA) tem mais de 85 mil milhões de kwanzas de apoio para conceder crédito à agricultura familiar no país, a ser implementado em mais de 196 mil hectares em cada época agrícola.
A revelação foi feita nesta terça-feira, 06, pela Presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, quando falava em Luanda, na 25ª sessão temática do CIAM, durante a qual apresentou o programa de aceleração da agricultura familiar e reforço da segurança alimentar, denominado “Osi Yeto”.
De acordo com a responsável, o programa de financiamento do FADA vai abranger a produção de culturas de cereais, tubérculos e hortaliças.
A referida rubrica de financiamento é para ser implementada em três e faz parte de oito linhas de apoio à agricultura.
Felisbela Francisco Teixeira referiu ainda que para esta acção, estão cadastradas 196.32 hectares de terra.
A PCA do FADA recordou, por outro lado, as acções que aquela instituição financeira tem vindo a desenvolver desde 2020, todas enquadradas nas oito linhas de financiamento à agricultura familiar, tendo destacado o apoio para as actividades ligadas ao escoamento de produtos dos grandes campos pars os centros de consumo, o crédito jovem e o crédito à mulher Rural.
Das acções já desenvolvidas pelo FADA, Felisbela Francisco sublinhou os 22 mil milhões de kwanzas já desembolsados em crédito, que permitiram a colheita de mais de 128 mil toneladas de culturas diversas.
Sobre o crédito jovem, a PCA referiu que o montante até aqui financiado para esta rubrica varia entre os 450 e os 2.900 milhões de kwanzas, ao passo que para o crédito à mulher rural, o programa iniciou apenas em Abril deste ano e financiou cinco cooperativas.
O objectivo, avançou a responsável, é garantir, a longo prazo, a segurança alimentar no país.
Acesso ao financiamento
Para as entidades interessadas, entre particulares e cooperativas e associações agrícolas, existem vários requisitos para concorrer a um financiamento agrícola.
Entretanto, estão definidas uma taxa de juro que varia de 1 a 3%, ao passo que o juro de mora é de 2% anuais.
Em termos de documentos, quando a candidatura for individual, deve, o interessado apresentar o Bilhete de Identidade, a carta de apresentação em modelo próprio, ainda o modelo de financiamento, a certidão de conformidade das obrigações fiscais, o título de terra sobre o terreno e a factura proforma do material que necessita.
Quando em cooperativas ou associação agrícolas, deve-se juntar a acta deliberativa da sua criação, o estatuto e as cópias de Bilhete de Identidade dos representantes e dos associados.
Para o caso de terrenos cedidos temporariamente, de acordo com o Administrador Renato Baptista, que responde pelo pelouro de negócios do FADA, fica proibido a sua retirada compulsiva durante o tempo de vigência do crédito.