Desporto
FABOXE: candidatos à presidência iniciam campanha eleitoral
Os candidatos à presidência da Federação Angolana de Boxe (FABOXE) para o quadriénio 2025-2028 iniciam esta terça-feira, 10, até 28 do corrente, a campanha para apresentação das linhas de forças dos programas à população votante, visando as eleições de 30 do mês em curso.
O promotor Nsimba Massamba (Lista A) e o antigo praticante Carlos Luís (B) são os concorrentes ao cadeirão máximo da FABOXE, cujas candidaturas foram consideradas elegíveis, esta segunda-feira, 09, após o período de correcções das irregularidades da documentação apresentada à Comissão Eleitoral, constituída por Agostinho Adriano Neto (presidente), Joaquim José Gomes (secretário) e o escrutinador Paulo Jorge de Morais.
A campanha promete ser renhida, e os candidatos vão procurar, convencer os associados, de maneira a ganhar o voto.
Carlos Luís, almeja regressar ao cadeirão máximo da Federação, após ser impedido de realizar eventos em nome do organismo, em Fevereiro de 2022, pela Direcção Nacional dos Desportos, em razão de não ter sido reconhecido e registado o pleito que o elegeu para o quadriénio 2021-2024.
A população votante tem 21 dias para analisar os argumentos de cada candidato e escolher quem acredita estar em condições para comandar a FABOXE nos próximos quatro anos e acabar com a instabilidade na modalidade.
Perto de cinco associações provinciais estão aptas para exercer o direito de voto, nomeadamente Cabinda, Luanda, Uíge, Huíla e Associação Provincial dos Desportos de Combates do Zaire.
O Interclube, Grupo Nascer para Brilhar, Boxe Clube Fogos de Benguela, Inter da Huíla, Vinde a Mim, Sporting do Lobito e Pedras Negras do Namibe são as formações habilitadas para escolher o novo o presidente, conforme o número 1.º do artigo 10.º dos estatutos da FABOXE.