Connect with us

Lifestyle

Exposição fotográfica retrata processo de restauração do Palácio de Ferro

Redação

Published

on

Uma exposição fotográfica, com a duração de três meses, vai retratar o processo de restauração e revitalização do Palácio de Ferro, localizado na baixa de Luanda, reinaugurado em Janeiro de 2016.

A exposição denominada “Memória e Processo de Restauro do Palácio de Ferro” vai decorrer de 4 de Dezembro do ano em curso a 4 de Fevereiro de 2021.

Prentende-se, para o efeito, manter viva a memória histórica do palácio, contando a história desde a data do surgimento, em 1890, passando pela primeira década de 2000, altura em que se dá início ao processo de revitalização, culminando com a reinauguração, em 2016.

A mesma estará aberta ao público e as entradas serão gratuitas sob fortes medidas de biossegurança, face à covid-19. Marcará as celebrações do 40º aniversário da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA E.P.).

Segundo uma nota da Endiama a que a ANGOP teve acesso, a actividade enquadra-se, igualmente, num programa de curadoria participativa da ENDIAMA E.P., instituição responsável pela remodelação do edifício.

O Palácio de Ferro é um edifício histórico de Luanda, que se crê ser da autoria de Gustave Eiffel, o mesmo que desenhou a Torre Eiffel, em Paris, França, tem um piso e três salas de exposições.

O edifício possuiu uma original decoração em filigrana metálica e tem um soberbo avarandado envolvente, sendo o melhor exemplar da arquitectura do ferro em Angola.

Durante o período colonial, o edifício gozava de grande prestígio e foi usado como centro de arte. Após a independência de Angola e a subsequente Guerra Civil Angolana, o palácio entrou em ruína e o espaço envolvente foi transformado num parque de estacionamento.

Por Angop 

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (80)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (15)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD