Lifestyle
Exposição “Expansão de Mentalidades” junta obras de cinco artistas
Foi inaugurada nesta sexta-feira, 8, uma exposição colectiva de cinco artistas plásticos, na Galeria Tamar Golan, na Ilha de Luanda, e que pode ser visitada até o dia 30 de Janeiro.
Nos próximos 22 dias, das 9h às 17 horas, ficam expostas as obras dos artistas angolanos Ananias, Cris, Rafa, Lord Cave e Neemias na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda.
Os cinco artistas, que figuram da lista de talentos emergentes da Fundação Arte e Cultura, utilizam técnicas diferente de pintura, mas com currículos dignos de vénias.
Associada a muitas outras intervenções de jovens na última década, a exposição colectiva de cinco talentosos jovens pintores auto-didactas, com os pseudónimos artísticos Ananias, Cris, Rafa, Lord Cave e Neemias, configura o florir dessa almejada continuidade.
Assim emerge um registo textual e poético mais ou menos convergente na exploração da figura humana sobre coloridos abstratos, reveladora da grande abertura de intercâmbio estético que o mundo globalizado de hoje, por inerência das ferramentas multimédia, oferece.
Ananias propõe vidas cinzentas e caóticas, num contexto de oportunidades desiguais, por um lado, e um mundo fantasioso promotor de valores distorcidos, por outro; Cris encontra na adopção de características da criança a solução para um mundo próspero e solidário; Lord Cave reflecte sobre as dificuldades das vidas das pessoas urbanas remetidas ao abandono e a indiferença dos sistemas sobre as questões sociais; Neemias situa-se entre a esperança sonâmbula e o acinzentar da vida na cidade, clamando pela paixão e o colorir da existência humana; Rafa exprime paixão por identidades e culturas autóctones fazendo, por outro lado, alusão à necessidade de harmonização e equilíbrio do eco-sistema.
Sobre a Galeria
A Galeria Tamar Golan, da Fundação Arte e Cultura, é um projecto cultural inovador e alternativo, sem fins lucrativos, que visa promover as artes plásticas angolanas e apoiar jovens talentos emergentes nas artes plásticas. Todas as receitas da Galeria são canalizadas para os projectos sociais da Fundação. Criada em 2012, ano em que a Fundação completava o seu 7º aniversário, a Galeria Tamar Golan está situada no Centro Cultural da Fundação, na Ilha de Luanda, junto à Escola Primária 1205. A Galeria está aberta ao público de Segunda a Sábado, das 9h às 17h.