Connect with us

Economia

Exportações de petróleo em 2023 ficaram 23% abaixo do ano anterior

Published

on

No global, de Janeiro a Novembro de 2023, as exportações de petróleo bruto totalizaram 27,6 mil milhões de dólares. Um volume que representa uma redução de 23% quando comparados com os dados de 2022.

Os meses de Agosto e Setembro de 2023 foram os que registaram maiores volumes de exportação de petróleo de Angola.

A informação consta do relatório de conjuntura a que Correio da Kianda teve acesso, dando conta de que nos meses em referência, o país arrecadou 3,2 é 3,0 mil milhões de dólares respectivamente.

Já as exportações de fora do sector petrolífero, somaram, até Novembro do ano transacto, 1,9 mil milhões de dólares, sendo o diamante o maior volume exportando em 2023, com 72% do total.
Essas exportações, de diamantes, geraram ao país, 1,3 mil milhões de dólares.

“Numa base mensal, às exportações diamantíferas registaram o maior valor ao longo dos três primeiros meses do ano, somando um valor acumulado de 428,5 milhões de dólares. Nos períodos seguintes as exportações foram diminuindo, afectadas principalmente pela diminuição do volume transacionado (quantidade vendida)”, explica o documento.

No capítulo das importações, o relatório revela que os combustíveis totalizaram 13,9 mil milhões de dólares, tendo representado, na balança comercial angolana, 23% do total das importações, fixadas em 3,2 mil milhões de dólares americanos.

Os bens alimentares registaram 13% do total.

“Numa base mais mensal, as importações em Novembro fixaram-se em 1,3 mil milhões, cerca de 19% a menos em relação ao ano de 2022”, lê-se no documento.

Colunistas