Connect with us

Economia

Exportações de Angola para Nigéria com balança comercial negativa de USD 11,2 milhões

Published

on

As exportações da Nigéria para Angola, entre 2020 e 2022, atingiram 16,8 milhões de dólares. Por sua vez, Angola exportou para àquele país 5,6 milhões de dólares norte-americano, no mesmo período.

“Nos últimos três anos, a exportação de bens de Angola para a Nigéria foi estimada em 5,6 milhões de dólares e a sua importação situou-se em 16,8 milhões de dólares, correspondendo a uma balança comercial negativa de cerca de 11,2 milhões de dólares”, divulgou o Secretário de Estado da Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Lopes, durante o primeiro Fórum Interactivo de Negócios Angola-Nigéria, realizado em Abuja, na semana finda.

Dentre os produtos exportados por Angola para a Nigéria, em primeiro lugar está o petróleo bruto, com cerca de 42%, óptica e precisão com 20% e máquinas e dispositivos mecânicos com função própria, com 14% do volume total das exportações.

Entre os produtos importados estão máquinas e aparelhos, CKD, plásticos, borrachas e outros materiais de transporte. “Esses grupos, em seu total, representam mais da metade do total das exportações do período (41%, 19% e 15%, respectivamente)”, destacou.

No evento, o Ministro da Informação e Orientação Nacional da Nigéria, Mohammed Idris, avançou, segundo a imprensa local, que a administração do presidente Bola Tinubu “continuará a fortalecer ambos os laços mútuos, através de uma busca deliberada de relações bilaterais produtivas”.

“A Nigéria está muito interessada em apoiar as aspirações internas e externas de Angola e o desenvolvimento geral do país, e esperamos reciprocidade a este respeito”, rematou.

Colunistas