Economia
Exportações com queda de 28% no terceiro trimestre deste ano
O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, informou que as exportações do país totalizaram, no terceiro trimestre do corrente ano, 3,7 mil milhões de dólares, representando uma queda de cerca de 28 por cento comparativamente ao igual período de 2022.
“No mesmo período, referiu, foram importados 3,6 mil milhões dólares em mercadorias e o pagamento de 1,3 mil milhões de dólares, informou, Massano, na Assembleia Nacional, no quadro da discussão na especialidade da proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício económico de 2024.
Disse, igualmente, que as importações dos combustíveis tiveram um peso relevante no terceiro trimestre, com cerca de 772 milhões de dólares, enquanto os bens alimentares atingiram cerca de 482 milhões de dólares.
Por sua vez, o ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, informou que nessa safra foram cultivados 3.1 milhões de toneladas de cereais (milho, massango, trigo, arroz), com destaque para a província do Huambo, com 27.7 por cento, Cuanza Sul 23.1 por cento, Bié 14.3 por cento, Benguela 11.2 por cento e Huíla 8,5 por cento.
Entre os produtos destacou-se também raízes e tubérculos (mandioca, batata rena e doce), leguminosas e oleaginosas (feijão, amendoim e soja), frutas como manga, ananás e abacate, bem como hortaliças ou hortícolas.
Recorde-se que a proposta do OGE 2024 reflecte um aumento de 22,94% comparado com o Orçamento Geral do Estado para o Exercício Económico de 2023, aprovado com cerca de 20.1 biliões de kwanzas.
De recordar, que a Assembleia Nacional aprovou na generalidade, a Proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2024. O documento foi aprovado com 111 votos a favor (MPLA, PHA e PRS/FNLA) e 74 votos contra (UNITA) e nenhuma abstenção, na Primeira Reunião Plenária Ordinária da 2.ª Sessão Legislativa da V Legislatura da Assembleia Nacional.