Connect with us

Economia

Exportação de ferro gusa trará novos passos na diversificação da economia – Rui de Oliveira

Published

on

O ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira, garantiu que o país vai conhecer, nos próximos tempos, novos passos na diversificação da economia, com a exportação de 24.400 toneladas de ferro gusa verde, da siderurgia do Cuchi, localizada na província do Cuando Cubango.

O governante fez esta afirmação quando um navio transportador do ferro atracou no dia 15 de Junho, no porto do Namibe com destino ao Porto de Nova Orleans, nos Estados Unidos da América.

Rui Miguêns de Oliveira considerou o feito como marco importante para a economia angolana, mas também para a geopolítica e geoestratégia do país.

Segundo o governante, a exportação de ferro gusa, um insumo essencial para a indústria siderúrgica, representa um avanço significativo na diversificação das exportações de Angola, há muito dependente do petróleo.

Minguês disse, por outro lado, que, “essa transacção comercial demonstra a capacidade de Angola de se posicionar como um fornecedor confiável de produtos siderúrgicos de qualidade,” o que considerou de mais um passo em direcção a uma Angola próspera e integrada à economia global”.

Já o economista José Macuva pensa que a exploração e exportação do ferro gusa, é mais uma indústria que vem juntar-se ao mecanismo desastroso, por ser alegadamente uma empresa estrangeira a estar a explorar, sem benefício directo as populações locais.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *