Connect with us

Politica

Exploração “desenfreada” de florestas no país preocupa executivo

Published

on

O executivo angolano mostrou-se preocupado com a exploração desenfreada das suas florestas, por conta de negócio da madeira no país. A preocução foi hoje manifestada por João Lourenço, durante a reunião do Conselho de Ministros, a que presidiu, no Palácio Presidencial.

O problema da desflorestação foi um dos seis (6) pontos da agenda da sessão da Comissão Económica do Conselho de Ministros, desta terºa-feira, relativa ao mês de Abril, orientadas pelo Presidente da República e Titular do Poder Executivo, João Lourenço.

No encontro foi apreciado o memorando sobre o sector florestal, que reflecte preocupações do Chefe de Estado relativamente ao modo como o país anda a ser devastado pela exploração desenfreada das suas florestas, por conta de negócio da madeira.




O documento aprovado na sessão da Comissão Económica define o caminho a ser feito por Angola para evitar que “um país tão arborizado como o nosso, se transforme em Sahel (deserto) no tempo curto de 20 ou 30 anos, como aconteceu com outros em África”, conforme alertou o Presidente João Lourenço.

“Não é justo que deixemos para os nossos netos e bisnetos um país deserto, sem florestas”, disse também o Presidente da República, a respeito do tema.

    “Avançámos num terreno que nos tem preocupado bastante, a devastação das nossas florestas e o risco de transformarmos o nosso País em território deserto, se não formos firmes na tomada de medidas enquanto é tempo”, disse.

Entre as medidas saídas da reunião, destaque para o aumento do número de agentes fiscais, aos está prevista uma formação para actuarem também como agentes ambientais, com vista ao impedimento do trespasse de licenças de exploração florestal.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *