Connect with us

Educação Financeira

Explicações em casa para a sua criança: prós e contras

Published

on

Tem crianças ou adolescentes a estudar na escola? Como papá e/ou mamã vê que o seu petiz precisa de reforço escolar em casa, pode ter também dificuldades escolares na escola e em casa e as explicações em casa podem ser uma solução.

Para este efeito, há soluções para todas as bolsas, dependendo das disciplinas a serem seleccionadas e o nível (ano) escolar que o estudante frequenta. Estas soluções têm a ver com o leque de preços e qualidade.

Em todo o caso, antes de assumir qualquer compromisso com um ou mais explicadores, deve a meu ver:

– ter um ponto de situação do seu educando quanto às notas, aprendizagem, assimilação dos conhecimentos e o comportamento/disciplina.
– a qualidade dos trabalhos que realiza na escola em casa. Neste sentido, deve acompanhar os “deveres” com o seu filho ou filha para avaliar este ponto.
– leia os recados que são enviados para casa.
– esteja atento(a) às mensagens enviadas pela escola no Whatsapp.
– vá às reuniões do seu educando e converse também com outros pais.

Se considera que a avaliação é para ter explicações em casa, deve seleccionar bem que vai à sua casa. Sim, neste caso, as explicações é ao domicílio. O que deve ter em conta:

– ter formação superior na área que vai dar explicações.
– ter competências técnicas pedagógicas.
– se for explicador de línguas estrangeiras, tente avaliar o nível do explicador.
– participe sempre que pode nas explicações com o seu filho ou filha.
– reúna mensalmente com o ou explicadores para avaliar a evolução.
– pode sempre contratar uma empresa para esta responsabilidade. Peça sempre a existência de um contrato de prestação de serviços, visite o site da empresa, a sua localização, se emitem facturas da AGT, e o perfil dos professores/explicadores.
– Se os professores faltarem, deve solicitar que as aulas/explicações sejam ministradas noutro(s) dia(s).

Penso que uma das provas do bom aproveitamento das explicações são as notas após o investimento no seu filho ou filha. Este é o melhor investimento que pode fazer. É um legado que deixa para o futuro.