Connect with us

Politica

Expectativa e Angústia marcam os últimos dias de espera da decisão do Tribunal Constitucional sobre XIII congresso da UNITA

Published

on

Os últimos dias têm sido marcados com informações que criam “suspense e angustia” entre os cidadãos, sobre anotações dos congressos de partidos políticos FNLA, UNITA, MPLA, Bloco Democrático e PDP-ANA, pelo Tribunal Constitucional.

Entre as cinco formações políticas que aguardam a validação dos seus respectivos conclaves, com maior expectativa entre os jornalistas, fazedores de opinião, apoiantes e os respectivos militantes, é do MPLA e UNITA.

O presidente da UNITA Adalberto Costa Junior na sua última entrevista nos EUA, disse a VOA, que a morosidade na anotação do congresso que o elegeu a liderança da maior forca política na oposição, é prova clara, que os órgãos de justiça estão reféns do poder político, aguardando por  orientações do partido no poder.

Já os apoiantes de ACJ mostram-se receosos e dizem mesmo que têm pouca esperança na validação do XIII Congresso repetido, no final do ano passado.

Tomas Pedro Paulo um dos membros da Brigada de mobilização Especial afecto ao partido UNITA, disse ao nosso jornal, que “as chances são pouquíssimas” para validação, mas continuam firmes, tendo mesmo dito que, a UNITA esta acima de qualquer interesse ou figura.

O também responsável do secretariado de mobilização do Galo Negro afirmou que caso o Congresso venha ser anulado, vão se orientar em função dos argumentos do TC e os militantes serão obrigados a defender a UNITA, porque, segundo ele, uma luta entre os apoiante A ou B enfraquece a direção do partido.

O jovem político frisou ainda, que no momento de incerteza, os militantes saberão se orientar por meio da luz da escola política da UNITA, é que e qualquer decisão desfavor será de cunho político.

Tomas Pedro admite o possível retorno de Isaias Samakuva a liderança da UNITA, afirmando “no caso de impugnação coloca novamente mais velho Isaias Samakuva ao cadeirão Maximo do partido”, finalizou.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Maurício Borges

    18/03/2022 at 9:05 pm

    Não sei se o Tribunal Constitucional vai chumbar o processo da UNITA. Mas tudo aponta nessa direção. Razão pela qual, Jlo quer assistir o filme de longe. Dos Estados Unidos vai para Espanha. Se até lá não houver nada, talvez vá até a Tuga dar um “cule” ao avilo MRS.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas