Ligar-se a nós

Politica

“Exoneração de Pedro Sebastião foi uma medida de protecção da segurança de Estado”, afirmam analistas

Publicado

em

A exoneração do general Pedro Sebastião e de outras altas patentes militares ligadas ao Palácio Presidencial, está a ser vista como uma medida que se impunha devido à pressão social. Para os analistas, trata-se de uma medida preventiva, já que “a segurança do Estado corria perigo”.

O jurista José Carlos Rodrigues, falando à RNA, diz tratar-se de uma medida preventiva porque a soma avultante de dinheiro apreendida na “Operação Caranguejo” representa um perigo para a segurança do Estado.

“O Presidente da República adoptou uma medida preventiva, porquanto, para além de escândalo de corrupção, julgo que outras implicações poderiam ter essas acções”, disse e acrescenta que certas medidas “não só comprometem o nome do executivo que tem dito como epicentro para este novo círculo político o combate a corrupção e os seus males, mas também, julgo, que a movimentação destes milhões de dólares por parte de altos oficiais das FAA, e no caso concreto oficiais da Casa de Segurança, representava um perigo real também para própria Segurança Nacional”, frisou.

Por sua vez, o analista político Osvaldo Mboco, entende que a perda de confiança do Comandante em Chefe das FAA, pode estar na base da exoneração do general Pedro Sebastião e dos outros generais: “o primeiro entendimento é que houve quebra de confiança e quando há quebra, a primeira medida é a exoneração”.

Por outro lado, o analista é de opinião que o caso da “Operação Caranguejo”, que envolve o Major Pedro Lussaty, há outras altas figuras envolvidas.

“O escândalo que se instalou dentro da presidência com o caso do major é notável que não é a única figura envolvida nesse esquema ou neste escândalo”, disse e acrescenta que depois de uma investigação que será feita pela PRG e pelo SIC, ou mesmo as que serão feitas internamente no palácio, acredita que “trará mais elementos envolvidos neste escândalo de corrupção”.

Última hora: ministro Pedro Sebastião é exonerado




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD