Connect with us

Economia

Executivo vai investir mais de Kz 480 mil milhões para fomentar empregabilidade

Published

on

O Executivo vai investir mais de 480 mil milhões de kwanzas para fomentar a empregabilidade, a formação profissional e o empreendedorismo, no quadro da redução da taxa de desemprego de 30 para 25 por cento até 2027, disse o secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social.

Pedro Filipe, que falava durante a oitava edição do “Briefing com os Jornalistas”, realizado no Centro de Imprensa da Presidência da República (CIPRA), em Luanda, avançou que o objectivo é “mobilizar todas as forças vivas do país para estimular a economia”.

“O Fundo Nacional de Emprego (principal instrumento de coordenação das políticas tendentes à geração de emprego), tem a ambiciosa meta de reduzir a taxa de desemprego em pelo menos 25 por cento nos próximos quatro anos”, enfatizou, num comunicado ao qual o Correio da Kianda teve acesso.

O secretário de Estado esclareceu que o Fundo Nacional de Emprego é “um instrumento financeiro volátil e bastante robusto” para suportar a Agenda Nacional de Emprego, que visa estabelecer as linhas orientadoras para a actuação coordenada dos distintos actores, quer públicos, quer privados, no domínio do fomento do emprego.

A Agenda Nacional de Emprego resulta de um processo de auscultação, com base no diagnóstico efectuado sobre a situação e perspectivas de desenvolvimento do emprego em Angola, destaca o comunicado.