Connect with us

Economia

Executivo quer dinamizar capital humano na indústria petrolífera em Angola

Published

on

O ministro dos recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, disse na quinta-feira, em Luanda que o executivo angolano está empemhado em Assegurar o cumprimento do plano de desenvolvimento e a efectivação do plano de sucessão de forças de trabalho dos quadros nacionais no sector da indústria.

Sobre esse assunto, Diamantino de Azevedo assegurou que o departamento ministerial que dirige tem, juntamente com a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustivel, envidado esforços para a implementação de vários instrumentos que visem suportar o qualificador funcional e a bolsa de profissionais do sector para a monitorização e implementação do processo de angolanização da indústria petrolífera.

“temos noção que estes instrumentos ainda não atingiram o seu estado óptimo por isso, temos aqui a hipótese de juntos identificarmos oportunidades de melhorias”, reconheceu, reconhecendo, por outro lado, a capacidade, o compromisso e a vontade de todos os parceiros, para dar seguimento a construção efectiva de um conteúdo local de forma robusto, competetivo e sustentável.

Já o Presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustiveis, Paulino Jerónimo, disse que aquela instituição concecionária deu início ao processo de criação de condições imprescindiveis à implementação das medidas do Decreto Presidencial 271/20. Uma das medidas, avançou o responsável, foi o contributo das principais partes interessadas no processo.

“tendo já concluído e implementado durante o ano de 2021, um conjunto de medidas e instrumentos para operacionalização do decreto e ter já em marcha o conteúdo local no país, nesta nova dinâmica”, referiu.

Para o bienio 2022 e 2023 outras acções estão em curso, segundo Paullino Jerónimo, com o objectivo de assegurar maior robustez, eficiênci e eficacia na implementação dos objectivos chaves do conteúdo local.

As duas entidades discurvaram na abertura do II workshop sobre o conteúdo Local, realizado em Luanda entre as duas instituição e que teve como tema a dinamização da indústria com o capital humano angolano.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas