Connect with us

Economia

Executivo prevê poupar USD 89 milhões com importação de mobília

Published

on

A suspensão por 3 anos da exportação de madeira demonstrou que é possível poupar 89 milhões de dólares gastos nos últimos três anos com a importação de mobília, revelou a directora geral do Instituto de Desenvolvimento Industrial e Inovação (IDIIA).

Filomena Oliveira teceu tais declarações à margem da Expo Indústria, quando questionada sobre como avalia o quadro actual de desenvolvimento das indústrias em Angola.

Segundo a directora do IDIIA, o sector tem demonstrado um crescimento acentuado ao nível de todo o país, destacando as indústrias transformadoras ligadas ao agronegócio, às minas, granitos e mármores, às metalomecânicas e às madeiras.

Filomena Oliveira explicou também que, ao nível das infra-estruturas da indústria, estão no IDIIA 22 polos industrias em todo o país. Cerca de 35 mil hectares estão disponibilizados pelo Executivo para que haja terra disponível para o efeito. “Temos já construídos 3 Polos Industrias Rurais, 1 no Tomboco, 1 em Cacuso e o terceiro na Canjala. E vamos prosseguir com os restantes sete que estão programados”, realçou.

O Ministério da Indústria e Comércio, através daquele instituto, está a trabalhar com os Gabinetes de Desenvolvimento Integrado dos Governos Provinciais no sentido de identificar os 12 produtos mais consumidos e mais produzidos de cada localidade, “o que vai permitir fazer um ajuste na cesta básica de cada região, e identificar os produtos necessários para poderem ser integrados no Programa de Desenvolvimento da Indústria Rural”, diz o comunicado a qual o Correio da Kianda teve acesso.

“O ideal seria que, pelo menos, nos próximos dois anos conseguíssemos ter uma indústria, um município”, disse.

Os fóruns realizados durante o quinto salão da indústria angolana juntaram empresários e quadros do sector públicos, académicos e outros especialistas que abordaram temas transversais da indústria.

Dados da organização indicam que, ao longo dos quatro dias, mais de 9 mil e quinhentas pessoas visitaram o evento, o qual contou com mais de 235 expositores e gerou mais de seiscentos postos de trabalho.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *