Economia
Executivo prevê criar linha de financiamento para sector da distribuição e comércio
O ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano, esteve reunido na manhã desta segunda-feira, 08, com os membros da Associação de Empresas de Comércio e Distribuição Moderna de Angola (ECODIMA), para falar de temas ligados ao sector no país.
A agenda incluiu debates sobre a regulamentação económica, fiscalidade, serviços públicos, incentivo à produção e consumo final, tema este que teve como ponto principal a criação de uma linha de financiamento para o sector da distribuição e comércio.
Outros pontos observados foram a necessidade de regulamentar a circulação de mercadorias e controlo nas exportações. Constrangimentos nas importações também foram mencionados pelos participantes do evento, bem como controlo dos preços dos produtos nacionais.
Em causa está o aumento de preços desses produtos. Conforme o Correio da Kianda reportou anteriormente, em 2023, em apenas um mês, os preços dos produtos nacionais aumentaram 2,38%, sendo o sector Indústrias Transformadoras que maior aumento de preços registou, com 2,45%.
Agentes económicos preferem produtos alimentares internacionais, lamenta Massano