Politica
Executivo orienta “intervenção imediata” em edifícios com riscos de desabamento
O Conselho de Ministros recomendou esta quarta-feira, 26, a criação de uma Comissão Multissectorial que terá a missão de acompanhar a execução de um Plano Estratégico de Intervenção nos Edifícios Degradados, sendo que para os casos de edifícios “cuja eminência de ruína é latente”, a orientação é que haja “intervenção imediata”.
Segundo comunicado, a orientação surgiu após o Conselho de Ministros ser informado sobre o levantamento efectuado, relativo ao estado de manutenção e conservação dos edifícios públicos e privados em todo o país, bem como os adquiridos pelo Estado no exterior, no sentido de apurar o seu nível de conservação.
“Constatou-se a existência de vários edifícios com evidente falta de manutenção preventiva e correctiva, uns com sinais severos de infiltração de águas residuais e outros com sinais de instabilidade estrutural”, informa o comunicado.
O trabalho da Comissão Multissectorial será assegurar, de forma sustentável, os recursos financeiros para a implementação das acções necessárias à sua resolução, particularmente as emergenciais.
No último sábado, o Governo Provincial de Luanda teve que evacuar as 41 famílias que residem no Lote 1, do bairro Prenda, Distrito Urbano da Maianga, devido riscos de desabamento, sendo esta é a segunda situação de desalojamento de famílias em edifícios da era colonial em Luanda, só este ano.
A primeira ocorreu num prédio de seis andares na Avenida Comandante Valódia, que desabou, sem causar vítimas.
Luanda: moradores do Lote 1 do Prenda aguardam por alojamento