Economia
Executivo disponibiliza Kz 153 mil milhões para apoiar produção de alimentos
No quadro da implementação da Agenda Económica do Executivo – Medidas de Estímulo à Economia e de Dinamização do seu Potencial –, o Executivo disponibilizou 153 mil milhões de kwanzas para apoio financeiro a produção de alimentos e proteína animal.
Do montante, segundo comunicado do Ministérios das Finanças, há uma emissão de garantia pública para financiamento da Campanha Agrícola 2024, tendo como financiador o Banco Angolano de Investimentos BAI), num total de Kz 43 mil milhões com taxa de juros de 7% ao ano.
Para Capitalização de Instituições Financeiras, o Executivo disponibiliza: FGC – Fundo de Garantia de Crédito, no montante de Kz 50 mil milhões; BDA – Banco de Desenvolvimento de Angola, no montante de Kz 20 mil milhões; FACRA – Fundo Angolano de Capital de Risco, no montante de Kz 5 mil milhões; FADA – Fundo de Apoio de Desenvolvimento Agrário, no montante de Kz 5 mil milhões.
Há ainda a dotação orçamental de Kz 30 mil milhões ao Ministério da Agricultura para aquisição de insumos agrícolas para apoio à agricultura familiar.
“O Ministério das Finanças esclarece que as referidas capitalizações concretizam a medida de apoio financeiro ao sector empresarial com foco nas pequenas e médias empresas, de modo agilizar e facilitar o acesso a recursos financeiros por parte dos operadores privados com iniciativas conducentes à diversificação económica nacional e ao reforço da segurança alimentar do país”, diz o comunicado ao qual o Correio da Kianda teve acesso.