Destaque
Executivo cria Caixa de Providência dos Jornalistas
De forma a assegurar a reforma dos profissionais da Comunicacão Social no País, o executivo prevê para os próximos tempos, a implementacão da Caixa de Providência para classe jornalistica, uma aposta do Governo, que há muito é aguardada pelos profissionais do sector.
O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado para Comunicacão Social, Nuno Caldas, quando falava na cerimónia de lançamento do Prémio Nacional de Jornalismo, edição 2021/2022 a realizar-se em Novembro do corrente ano.
De acordo com o Secretário de Estado para Comunicacão Social, a integração dos profissionais dos órgãos públicos e privados à Caixa de Providência será de forma voluntária, tendo adiantado que o Executivo , através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, assumiu e estabeleceu quatro pilares fundamentais para a melhoria do sector e da vida dos profissionais, com destaque para a reforma legislativa, com o ajustamento do pacote legislativo da comunicação social e a introdução no ordenamento jurídico.
O referido ordenamento, explicou, obedece dois instrumentos em fase de conclusão, como a melhoria da comunicação institucional do Executivo, assente nos valores da transparência e de maior interação face ao novo paradigma do sector, ajustado às tecnologias de informação, valorização e dignificação da classe.
Conforme o secretário de Estado da Comunicação Social, o sector prevê inaugurar, no presente ano, o maior Centro de Formação de Jornalistas, com sede na província do Huambo, que contará com meios técnicos e tecnológicos de última geração.