Connect with us

Politica

Exclusivo: Ambrósio Lukoki deposita esperança em João Lourenço

Published

on

Por: António Sacuvaia e Bernardino Francisco

Para Ambrósio Lukoki, que falava em conferência de imprensa, nos seus aposentos, no município de Viana, sobre o momento político do país, este facto reanima a esperança de um futuro melhor para Angola.

Em simultâneo, o político defendeu ser imperioso, ao nível do MPLA, legitimar-se o Presidente João Lourenço, que mereceu a confiança do povo angolano, nas eleições de Agosto passado.

Para isso, disse Lukoki, será necessário que José Eduardo dos Santos se retire da liderança do partido, para ceder o lugar a João Lourenço, que é o Vice-Presidente do MPLA.

O Presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, anunciou, em 11 de Março de 2016, que não seria o candidato do MPLA às eleições de 2017 e que deixaria a actividade política activa em 2018.

“O MPLA tem que ter uma estratégia bem articulada e um líder com capacidade de o encarnar”, sublinhou o antigo membro do Bureau Político do maior partido angolano.

Numa outra vertente, Ambósio Lukoki pediu aos angolanos a fazerem valer os seus direitos e deveres diante daqueles que tentam apoderar-se da soberania do povo, sem os explicitar directamente.

O histórico militante do MPLA disse ser tarefa de todos, dos políticos e do cidadão comum, contribuir para uma mudança verdadeira em Angola.

Na sua linha de pensamento, toda governação deve ter como ponto de partida e chegada o povo, como aconteceu ao longo da luta de libertação nacional contra o colonialismo português, sob a liderança de Agostinho Neto.