Connect with us

Bastidores

Ex-vice Governador do Cuanza Sul implicado em “Marimbondismo”

Redação

Published

on

Um mês após a sua exoneração do cargo de vice-governador da província do Cuanza Sul para o sector Político Social e Económico, Joaquim Ricardo de Almeida Júnior, é acusado de gestão danosa e abuso de confiança, que resultaram num alegado desvio de centenas de milhões de kwanzas.

Numa denúncia a que o Correio da Kianda teve acesso, dão conta que em 2013/2014 o ex director provincial da Educação, Francisco de Figueiredo Júnior, desviou uma viatura ofertada a Direção pela empresa Oliveira e ligeiro. Ainda no mesmo ano, com dinheiro da quota financeira da Direcção, Figueiredo, comprou um apartamento no Bairro  E-15, no Sumbe, e arrendou aos professores expatriados. Detectadas as falcatruas, a inspecção provincial, na altura recomendou que devolve-se os 5 milhões de kwanzas, usados por este na deslocação privada feita a Portugal paga com ordens de saque.

No entanto, em concordata com o então Inspector, que viria se tornar no vice-governador para o sector Político Social e Económico, joaquim Ricardo de Almeida Junior, este ficou com 3 milhões de kwanzas para não dá seguimento ao caso.

Quadros da direcção provincial da educação, ouvidos pelo Correio da Kianda, afirmam que Francisco de Figueiredo Júnior, por deliberação do então Governador, em 2014 comprou uma escola no Seles da Família Gerônimo a preço inflacionado por este, tendo ficado para si 50 milhões que foram investidos na sua fazenda no Hote, tendo  comprado nesse ano, Gado Nelori e cabras de raça.

Fontes ouvidos pelo Correio da Kianda, afirmam que, tudo isto só se desenrolou porque o Inspector Provincial e o Inspector que acompanhou o caso Embarcaram no “esquema” recebendo constantemente dinheiros.

Joaquim Ricardo de Almeida Júnior, é citado em meios empresariais do Cuanza Sul, de ter recebido ainda este ano em  dinheiro vivo, via Ordem de Saque da empresa GESTAD.

Recorde-se que, Joaquim Ricardo de Almeida Júnior, foi exonerado em Agosto do corrente ano,  do cargo de vice-governador da província do Cuanza Sul para o sector Político Social e Económico, e substituído pelo Emília Cambundo Tchinawalile António Salles Camuhoto.

 

Ex-vice Governador do Cuanza Sul implicado em Marimbondismo

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (20)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (74)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (14)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania