África

Ex-Primeiro-Ministro do Mali preso por danos ao património público

Publicado

em

Choguel Kokalla Maïga, ex-Primeiro-Ministro do Mali foi preso em 11 de Agosto e mantido sob custódia por oito dias no Centro Económico e Financeiro.

Choguel processado por supostos danos ao património público, caso ligado à sua gestão à frente da AGEFAU, a Agência Gestora do Fundo de Acesso Universal.

A sua prisão ocorre em meio a um clima político volátil, marcado por uma série de prisões dentro do exército realizadas pela junta governante, que alega ter frustrado uma conspiração para derrubar o governo.

Demitido do cargo em Novembro de 2024, após criticar publicamente a junta, principalmente por quebrar seu compromisso de devolver o poder aos civis antes de Março de 2024. Choguel Maïga, uma figura da sociedade civil e defensor da soberania nacional, foi nomeado primeiro-ministro pelas autoridades de transição em 2021.

Cheick Oumar Konaré, Maïga advogado do ex-ministro disse em um comunicado que está calmo em relação às acusações. Ele acredita que um político deve esperar qualquer coisa, inclusive prisão e morte.

O caso não envolve apenas Maïga. Oito ex-membros de seu governo também foram detidos inclusive seu ex-chefe de gabinete, o professor Issiaka Ahmadou Singaré, de 80 anos, que será processado sem prisão preventiva devido à sua idade avançada.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version