Connect with us

Mundo

Ex-presidente francês vai concorrer às eleições legislativas em França

Published

on

O antigo presidente francês, entre 2012 e 2017, François Hollande, colocou-se na corrida às eleições legislativas antecipadas, que decorrem dentro de duas semanas, para liderar uma coligação de esquerda no país.

A informação foi avançada pela agência Efe, que cita a confirmação pela comitiva de Hollande à rádio France Info, tendo adiantando que o antigo chefe de Estado apoiou de forma plena a criação de uma nova Frente Popular, uma aliança de vários partidos da esquerda francesa, insistindo que era preciso ir “além das divergências” perante o risco de um executivo liderado pela extrema-direita.

De acordo com a Efe, Hollande pediu uma coligação de esquerda que defenda “uma orientação europeia, a presença de França” na NATO e o reconhecimento dos ataques do Hamas em Israel, em 7 de Outubro de 2023, como terrorista.

Esta foi, uma forma de se distanciar do partido França Insubmissa (LFI), de Jean-Luc Mélenchon, com que mantém profundas divergências.

A data das eleições também foi criticada pelo ex-Presidente, que criticou o seu sucessor, Emmanuel Macron, por as ter convocado “no pior momento e nas piores circunstâncias”.

As eleições vão realizar-se a 30 de Junho e 07 de Julho e foram convocadas por Emmanuel Macron.