Conecte-se agora

Mundo

Ex-presidente do Peru Alan García suicída-se para não ser preso

Redação

Publicados

on

ex-presidente do peru alan garcía suicída-se para não ser preso - Ex presidente do Peru Alan Garc  a  - Ex-presidente do Peru Alan García suicída-se para não ser preso

O ex-presidente peruano Alan García morreu nesta quarta-feira (17) em consequência de um ferimento a bala na cabeça depois que ele tentou se matar em sua casa, pouco antes de ser detido pela polícia em um caso vinculado ao escândalo Odebrecht.

Após o disparo, o político de 69 anos foi levado ao Hospital de Emergências Casimiro Ulloa, em Lima, onde foi atendido, informou o advogado do ex-chefe de Estado, Erasmo Reyna.

Na emergência, foi constado um ferimento na cabeça e por isso foi imediatamente submetido a uma operação, durante a qual sofreu três paradas cardíacas, segundo os médicos que o atenderam.

“Lamentamos informar o falecimento do ex-presidente Alan García às 10H05 horas locais (12H05 de Brasília) por hemorragia cerebral massiva por projétil de arma de fogo e parada cardiorrespiratória”, comunicou o ministério da Saúde.

O secretário particular do ex-presidente, Ricardo Pinedo, confirmou que García tinha entre quatro e cinco armas em casa que recebeu de presente do Comando Conjunto das Forças Armadas. “Eu mesmo cuidei das licenças”, acrescentou.

De acordo com a polícia, o ex-dirigente utilizou uma dessas armas no suicídio.

Após o anúncio, dezenas de simpatizantes foram à porta do hospital e lamentaram a morte do político, sob a vigilância dos policiais.

“O presidente García tomou uma decisão de dignidade e de honra. Um acto de honra diante de uma perseguição fascista”, destacou Mauricio Mulder, congressista da Apra, o partido mais antigo do Peru, ao qual pertencia o ex-presidente.

O governo decretou três dias de luto nacional, de 17 a 19 de abril.

O congressista Jorge del Castillo informou que a família de García pediu que as autoridades se mantenham à margem e rejeitou as honras de um funeral de Estado.

“A família tomou sua decisão e devemos respeitá-la”, assinalou Del Castillo.

García está sendo velado no histórico local do partido APRA conhecido como “Casa do Povo”, onde receberá o último adeus da população até sexta-feira.

 

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (14)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (223)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (12)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (12)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (12)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (58)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (6)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação