Conecte-se agora

Mundo

Ex-presidente do Peru Alan García suicída-se para não ser preso

Redação

Publicados

on

ex-presidente do peru alan garcía suicída-se para não ser preso - Ex presidente do Peru Alan Garc  a  - Ex-presidente do Peru Alan García suicída-se para não ser preso

O ex-presidente peruano Alan García morreu nesta quarta-feira (17) em consequência de um ferimento a bala na cabeça depois que ele tentou se matar em sua casa, pouco antes de ser detido pela polícia em um caso vinculado ao escândalo Odebrecht.

Após o disparo, o político de 69 anos foi levado ao Hospital de Emergências Casimiro Ulloa, em Lima, onde foi atendido, informou o advogado do ex-chefe de Estado, Erasmo Reyna.

Na emergência, foi constado um ferimento na cabeça e por isso foi imediatamente submetido a uma operação, durante a qual sofreu três paradas cardíacas, segundo os médicos que o atenderam.

“Lamentamos informar o falecimento do ex-presidente Alan García às 10H05 horas locais (12H05 de Brasília) por hemorragia cerebral massiva por projétil de arma de fogo e parada cardiorrespiratória”, comunicou o ministério da Saúde.

O secretário particular do ex-presidente, Ricardo Pinedo, confirmou que García tinha entre quatro e cinco armas em casa que recebeu de presente do Comando Conjunto das Forças Armadas. “Eu mesmo cuidei das licenças”, acrescentou.

De acordo com a polícia, o ex-dirigente utilizou uma dessas armas no suicídio.

Após o anúncio, dezenas de simpatizantes foram à porta do hospital e lamentaram a morte do político, sob a vigilância dos policiais.

“O presidente García tomou uma decisão de dignidade e de honra. Um acto de honra diante de uma perseguição fascista”, destacou Mauricio Mulder, congressista da Apra, o partido mais antigo do Peru, ao qual pertencia o ex-presidente.

O governo decretou três dias de luto nacional, de 17 a 19 de abril.

O congressista Jorge del Castillo informou que a família de García pediu que as autoridades se mantenham à margem e rejeitou as honras de um funeral de Estado.

“A família tomou sua decisão e devemos respeitá-la”, assinalou Del Castillo.

García está sendo velado no histórico local do partido APRA conhecido como “Casa do Povo”, onde receberá o último adeus da população até sexta-feira.

 

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (14)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (250)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (12)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (13)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (16)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (61)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (7)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação