Bastidores
Ex-presidente da República suspende actividades da FESA
A decisão é tomada numa altura em que o mesmo considera “impróprio” para o aprofundamento da actividade da fundação que, como se sabe, não prossegue fins lucrativos.
A Fundação Eduardo dos Santos, FESA, ligada ao ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, viu as suas actividades suspensas, ao meio da semana que termina, por determinação do seu patrono, JES, soube o Correio da Kianda de fonte ligada ao “dossier”.
A mesma fonte avança que, a decisão de JES resulta do facto de os principais doadores da fundação, nomeadamente, Sonangol, Endiama, Odebrecht, Mota Engil, Teixeira Duarte, Soares da Costa, TAAG, Angola Telecom e outras em que o Estado é parte societária, terem retirado, recentemente o seu apoio àquela organização.
Comenta-se que tal decisão é consequência de instruções precisas do actual poder relativas ao afastamento das referidas entidades da fundação fruto, em parte, da recessão economica, bem como, um susposto mal estar com o circulo “eduardista.
Recorde-se que a FESA, tem estado a ser citada como sendo o refugio de documentos essenciais e secretos que motivaram a detenção, ao domicílio, do antigo chefe da secreta militar, Zé Maria.
Lembra-se que a FESA foi fundada a 29 de Março de 1996, com propósito de promover a solidariedade em benefício da população mais vulnerável, sobretudo ao apoio a criança, educação, saúde e a ciência e pesquisa, cultura, desporto e ajuda humanitária.
Com a retirada de JES à vida politica activa, a organização tem estado a enfrentar inúmeras dificuldades no seu funcionamento que teve o seu ponto alto aquando da detenção, em prisão preventiva do seu Director, envolvido no caso Augusto Tomás.