Sociedade
Ex-director da Ecclesia nomeado bispo de Caxito
O papa Francisco nomeou, nesta terça-feira, 14, o padre espiritano Maurício Agostinho Camuto, até então director-geral da Rádio Ecclesia, bispo da Diocese de Caxito. A nomeação ocorre em substituição de Dom António Francisco Jaca, transferido no dia 26 de Março de 2018 para bispo da Diocese de Benguela.
Maurício Agostinho Camuto nasceu a 26 de Dezembro de 1963 no Golungo Alto, província de Cuanza Norte.
Foi ordenado sacerdote em 28 de Julho de 1991 e consta no seu currículo o cargo de reitor do Seminário Propedêutico dos Padres Espíritas, na Diocese de Malanje, reitor do Escolásticado dos Padres Espíritas, nas Dioceses do Huambo e Benguela.
Para além director da Radio Ecclesia foi também coordenador da Comissão de Comunicação Social da Conferência Episcopal (CEAST).
Caxito foi erguida em nova Diocese pelo Papa Bento XVI a 6 de Junho de 2007, juntamente com a Diocese de Viana, ambas constituídas a partir do território da Arquidiocese de Luanda. A então igreja paroquial de Santa Ana foi erecta em Catedral de Caxito, sendo o seu primeiro bispo Dom António Francisco Jaca.
A Igreja Católica em Angola está dividida em quatro arquidioceses – Luanda, Huambo, Lubango e Malanje – e conta com um total de 14 dioceses, nomeadamente Benguela, Cabinda, Caxito, Dundo, Cuito-Bié, Luena, Mbanza Kongo, Menongue, Ndalatando, Ondjiva, Saurimo, Sumbe, Uíge e Viana.
Com Angop e JA