Connect with us

Economia

Ex-chefe de gabinete de JES teria tramado António Domingues no BFA

Redação

Published

on

O Correio da Manhã avançou, nesta segunda-feira, 13, que o ex-chefe do gabinete do antigo presidente, José Eduardo dos Santos, teria “tramado” António Domingues, no Banco de Fomento Angola (BFA).

O vice-presidente do BFA apresentou a sua demissão da entidade, que é detida em 48,2% pelo Banco Português de Investimento (BPI), por razões que teriam a ver com uma grave violação dos deveres de ‘compliance’ do BFA relativos ao depósito em numerário de USD 250 mil numa conta de Manuel Paulo da Cunha (Nito Cunha), ex-director de gabinete do antigo ex-presidente José Eduardo dos Santos.

Este depósito avança o CM, realizado em 2017, tinha por “objectivo constituir uma aplicação no valor total de dois milhões de dólares no BFA. Mas, ao invés do que manda a lei, não foi o ex-chefe de gabinete de José Eduardo dos Santos quem assinou o talão de depósito, mas sim a gerente da agência do BFA. No entanto, esta funcionária quis dar explicações. Por escrito, disse que uma administradora do BFA lhe disse que o dinheiro vinha de outro banco”, mas, no entando, de acordo com a publicação, “nunca se identificou esse ‘outro banco’”.

Perante isto, e em virtude do facto de a administradora do BFA, que se encontra em funções na comissão-executiva, ser suspeita de uma outra transacção pouco clara, Domingues, que também é administrador não executivo do banco chinês Haintong em Portugal, sugeriu ao presidente-executivo do BFA, António Catana, a imediata substituição da administradora. Como tal não aconteceu, demitiu-se ele, finaliza a notícia do Correio da Manhã.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (74)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (14)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania