Sociedade
Ex-administrador da AGT, devolve dinheiro desviado dos cofres do Estado
O então administrador da Administração Geral Tributária (AGT), Nikolas Gelber da Silva Neto, já devolveu a quantia monetária de que é acusado de ter desviado dos cofres Estado, revelou ontem, em Tribunal, Benja Satula, seu advogado.
Benja Satula, fez esta declaração ao apresentar os pontos prévios no início da primeira audiência de discussão e produção de provas deste processo mediático, conhecido por Caso AGT, em que estão envolvidos nove cidadãos, dos quais quatro estão presos e cinco em liberdade. Baseando-se neste facto, sem revelar o montante, Benja Satula requereu à juíza da causa, Josina Falcão, a liberdade provisória do seu constituinte e protestou a acusação de crime de fraude fiscal qualificada, constante na acusação e na pronúncia.
De realçar, que quando da detenção de NiKolas Neto, estimava- se o desvio de 170 milhões de Kwanzas provenientes de impostos pagos por empresas. Os defensores dos outros três réus presos também requereram a libertação dos seus constituintes, invocando alguns dos pontos constantes na pronúncia que o favorecem.