Connect with us

Lifestyle

Evan Clever expõe na Galeria Tamar Golan

Published

on

O artista angolano Evan Clever vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com uma exposição individual denominada “Boa Noite às coisas de aqui em baixo”, inaugurada na sexta-feira, 09. A mostra ficará patente ao público até ao dia 30 de Julho de 2021, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda.

Artista autodidacta, começou a desenhar em tenra idade, tendo depois estudado cinema e cinematografia. Actualmente usa de forma peculiar doodles para retratar as dinâmicas, o caos e o movimento característicos da vida urbana.

Na sua arte, Even Clever adopta uma postura de distanciamento que o permite, através das linhas, encenar a realidade frenética que observa todos os dias. A sátira política e social são os recursos a que recorre, para mostrar os seus dotes artísticos, e questionar a veracidade dos media e a passividade do observador, construindo uma zona teatral em que os doodles funcionam como arma de sedução que não pretende favorecer nenhum dos lados.

Provocação, fascínio e abjecção são os fios condutores do seu trabalho, através do qual leva os amantes da arte a lembrar que a beleza nem sempre se encontra nos padrões pré-estabelecidos ou nas cores.

Participantes

Apesar de ser uma exibição individual, Even Clever contará com as participações de diversas entidades da vida artística, como são os casos da Universidade Lusíada de Angola com ‘Notas sobre aqui’, Luanda, 2003, 1ª Trienal de Luanda, ainda da Fundação Sindika Dokolo, com ‘Dipanda Forever’, 2004, Fuckin’ Globo, Luanda, 2016 e 2020.

Jaango, quinta Edição, ‘Oficina de Artistas’, Luanda, 2016, AMREF Health Africa Artball, Nova Iorque, 2017, Sede das Nações Unidas, Brasil, 2017, Paolo Gentilani, colecção privada, ENI, Luanda, 2017, Showroom, Exposição Colectiva, Sede do Banco Económico, 2018, Design de Interiores (G80, Infinitus, Thomson Art house). Possui, entretanto, várias obras em colecções privadas.

A morfoplástica desta nova exposição de Evan Claver – Boa Noite às Coisas aqui em Baixo – bebe da quadricromia selectiva de Folk Tales, com as cores vermelha e amarela sobrepondo-se ao tom preto de base, conferindo ao quadro de abertura um prolegómeno de angolanidade, que a imagem branquíssima da santidade reconfigura em memória multicultural. Mas o povo é maior que a simbologia pátria.

Sobre a Galeria

A Galeria Tamar Golan, da Fundação Arte e Cultura, é um projecto cultural inovador e alternativo, sem fins lucrativos, que visa promover as artes plásticas angolanas e apoiar jovens talentos emergentes nas artes plásticas. Todas as receitas da Galeria são canalizadas para os projectos sociais da Fundação. Criada em 2012, ano em que a Fundação completava o seu 7º aniversário, a Galeria Tamar Golan está situada no Centro Cultural da Fundação, na Ilha de Luanda.

Colunistas