Mundo

EUA: Trump impede refugiados já autorizados de entrar no país

Publicado

em

Milhares de refugiados que tinham autorização para viajar para os Estados Unidos antes do prazo final de 27 de Janeiro, foram impedidos pela nova política da administração de Donald Trump.

A suspensão do programa de reinstalação dos refugiados, uma das primeiras ordens executivas assinadas pelo novo Presidente norte-americano, Donald Trump, que tomou posse na segunda-feira, deixou milhares de refugiados com os seus planos de viagem anulados, em vários locais do mundo.

A alteração das regras foi determinada por uma ordem executiva assinada pelo presidente na segunda-feira e colocou em suspenso a possibilidade de as pessoas que passaram pelo longo processo para serem aprovadas como refugiadas e autorizadas a viajar para os EUA.

Entre os afectados estão os mais de 1.600 afegãos autorizados a reinstalar-se nos EUA no âmbito do programa que o Governo do ex-presidente Joe Biden criou após a retirada norte-americana do Afeganistão em 2021.

Este número inclui aqueles que trabalharam ao lado de soldados dos Estados Unidos durante a guerra, bem como familiares de militares norte-americanos em serviço activo.

A ordem de Trump deu à agência até 27 de janeiro antes de começar a interromper todo o processamento e viagens, entretanto, parece que o prazo da ordem foi antecipado, sem que tenha sido clarificado o que motivou a mudança.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version