Mundo
EUA: Supremo desfaz decisão de Trump e descongela pagamento às organizações de ajuda internacional
O Supremo Tribunal norte-americano, de maioria conservadora, reimpôs hoje uma decisão judicial ordenando ao Governo que retomasse os pagamentos às organizações de ajuda internacional, estimados entre 1,5 e dois mil milhões de dólares.
Trata-se de uma das primeiras decisões tomadas pelo Supremo Tribunal dos Estados Unidos contra o Governo do Presidente republicano, Donald Trump, por uma estreita maioria de três juízes progressistas e dois conservadores, incluindo o Presidente daquela instância judicial, John Roberts, contra a opinião dos outros quatro conservadores.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, assinou no dia em que tomou posse, 20 de Janeiro, uma ordem executiva ordenando o congelamento da ajuda internacional norte-americana durante 90 dias.
Mas um juiz federal, chamado a pronunciar-se no âmbito de um processo interposto por duas organizações que representam empresas, organizações não-governamentais (ONG) e outros beneficiários de ajuda dos Estados Unidos, suspendeu a decisão de congelar despesas que já tinham sido aprovadas pelo Congresso.