Connect with us

Mundo

EUA saúdam cessar-fogo na Faixa de Gaza

Published

on

Os Estados Unidos saudaram nesta segunda-feira, o acordo de cessar-fogo alcançado na Faixa de Gaza com Israel, anunciou hoje o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.

“O acordo trará uma pausa bem-vinda aos civis israelitas e palestinianos e permitirá o muito necessário abastecimento de combustíveis e outros bens à Faixa de Gaza”, indicou Blinken num comunicado, acrescentando: “Expressamos as nossas condolências às famílias dos civis que perderam a vida ou ficaram feridos”.

A detenção a 1 de Agosto, de Bassem Saadi, um líder do grupo extremista palestiniano Jihad Islâmica na Cisjordânia, ocupada por Israel desde 1967, levou ao actual surto de violência.

O exército israelita lançou na sexta-feira uma operação militar, anunciada como um “ataque preventivo” contra a Jihad Islâmica, na qual os seus principais líderes militares em Gaza, Tayssir Al-Jabari e Khaled Mansour, foram mortos, juntamente com vários combatentes do grupo.

As mortes dos líderes militares foram confirmadas pela Jihad Islâmica, organização considerada “terrorista” por Israel, pelos Estados Unidos e pela União Europeia.