Mundo
EUA: Polícia mata mulher afro-americana que pediu ajuda para deter intruso da sua casa
Mulher afro-americana chama polícia para intervir contra intruso e acaba morta pelas autoridades no interior da própria casa.
Uma mulher afro-americana foi morta pela Polícia daquele país, no interior da sua casa, depois de ter chamado as autoridades para intervir em socorro contra um intruso na sua residência.
A cena ocorreu no Estado de Illinois, nos Estados Unidos da América. Um vídeo da câmara corporal (bodycam) mostra o momento em que um dos agentes da Polícia dispara mortalmente contra a mulher afro-americana.
As imagens mostram dois agentes a conversarem calmamente com Sonya Massey, de 36 anos, até que começa uma breve discussão por causa de uma panela de água a ferver, noticiou o site Notícias ao Minuto.
O agente ameaça disparar contra a mulher se esta não largar o tacho, afirmando temer que esta atirasse o mesmo contra si. O homem acaba por disparar de forma fatal contra a mulher.
O agente Sean Grayson foi acusado de homicídio e as imagens foram partilhadas no âmbito do seu julgamento.
Casos de cidadãos negros e afro-americanos mortos pela Polícia nos Estados Unidos são recorrente.
O presidente dos EUA Joe Biden emitiu um comunicado onde se confessou “destroçado” com a morte da mulher e exigiu que a família da vítima “merece justiça”.
“Sonya Massey, uma querida mãe, amiga, filha e jovem negra, deveria estar viva hoje. Sonya chamou a polícia porque estava preocupada com um potencial intruso. Quando pedimos ajuda, todos nós, como americanos – independentemente de quem somos ou de onde vivemos – deveríamos ser capazes de fazê-lo sem temer pelas nossas vidas. A morte de Sonya pelas mãos de um oficial que respondeu nos lembra que muitas vezes os negros americanos enfrentam temores por sua segurança de uma forma que muitos de nós não enfrentamos”, disse o ainda Presidente dos Estados Unidos da América.
Joe Biden disse ainda que deve ser feita a justiça pela morte da mulher.
“A família de Sonya merece justiça. Estou com o coração partido pelos seus filhos e por toda a sua família enquanto enfrentam esta perda impensável e sem sentido. Jill e eu estamos de luto com o resto do país e nossas orações estão com a família, entes queridos e comunidade de Sonya durante este período devastador”, reiterou.
Biden aproveitou a ocasião para louvar as acções rápidas que foram tomadas pelo Ministério Público do Estado de Springfield.
“Enquanto esperamos que o caso seja processado, rezemos para consolar os enlutados. O Congresso deve aprovar a Lei de Justiça no Policiamento de George Floyd agora”, lembrou o presidente dos Estados Unidos, acrescentando que o “compromisso fundamental com a justiça está em jogo” no país.