Connect with us

Mundo

EUA pede aos países africanos para “exigirem transparência” à China

Published

on

O secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Antony Blinken, apelou ontem a África para ser cautelosa face à crescente influência da China no continente, tendo prometido um maior envolvimento norte-americano.

“Não estamos a pedir a ninguém que escolha entre Estados Unidos ou China, mas encorajo-os a fazer as perguntas difíceis, a exigir transparência e a tomar decisões informadas sobre o que é melhor para si e para os seus países”, disse Blinken durante as conversas que teve com os chefes de Estado de Nigéria, Muhammadu Buhari, e Quénia, Uhuru Kenyatta, realizadas virtualmente.

“Perguntem-se: quando outros países vêm construir um grande projecto de infra-estruturas, trazem consigo os seus próprios trabalhadores, ou dão emprego aos cidadãos do país em que estão a fazer esses investimentos?”, afirmou o chefe da diplomacia norte-americana, citado pela agência France-Press (AFP).

Blinken manifestou preocupação pelo facto de vários países terem ficado com elevadas dívidas depois de terem contraído empréstimos chineses, como a Zâmbia, a primeira economia africana a entrar em ‘default’ durante a crise sanitária provocada pela covid-19.

“Acreditamos em África, temos confiança no seu extraordinário potencial”, assegurou Blinken, garantido que há vontade de Washington em investir no continente, mas que isso tem de ser feito “da forma correcta”.

O actual chefe de Estado norte-americano, Joe Biden, prometeu uma parceria mais forte com África, numa inversão da política do seu antecessor, Donald Trump, o único Presidente dos EUA a não visitar África no seu mandato.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (14)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (88)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD