Ligar-se a nós

Economia

EUA impõem “tarifas recíprocas” de 32% a Angola

Publicado

em

O Presidente dos Estados Unidos da América anunciou, na noite desta quarta-feira, 02, a imposição de “tarifas recíprocas” sobre as importações angolanas, que serão taxadas em 32%. O valor das tarifas será cerca de metade da taxa de 63% que os EUA alegam serem os impostos e taxas cobrados sobre os seus produtos por Angola.

Donald Trump, conhecido pela postura agressiva nas negociações comerciais, afirmou que os Estados Unidos foram “pilhados e violados” pelos seus parceiros comerciais e que, muitas vezes, os “amigos são piores que os inimigos” no comércio internacional.

As tarifas iniciais entram em vigor no dia 5 de Abril, com as taxas recíprocas mais elevadas a serem aplicadas a partir do dia 9 de Abril.

O presidente norte-americano também antecipou possíveis reacções contra a aplicação dessas tarifas.

“Por isso, aos presidentes, primeiros-ministros, reis, rainhas, embaixadores e a todos os que em breve telefonarão pedindo isenções dessas taxas aduaneiras, eu digo: acabem com os vossos direitos aduaneiros, eliminem as vossas barreiras, não manipulem as vossas moedas”, declarou Trump.

De acordo com os dados do Banco Nacional de Angola (BNA), as exportações de petróleo de Angola para os EUA totalizaram 168,4 milhões de dólares em 2022, aumentando para 363,7 milhões de dólares em 2023, e alcançando 783,7 milhões de dólares em 2024.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD