Connect with us

Mundo

EUA: Donald Trump diz que julgamento é “perseguição política”

Published

on

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, considerou esta segunda-feira, 15, que o julgamento contra si que hoje se inicia em Nova Iorque é um “ataque contra a América” e uma “perseguição política”.

Pouco antes do início da audiência no tribunal de Manhattan – onde Trump responde por uma acusação de ter usado dinheiro da sua campanha presidencial de 2016 para obter o silêncio da actriz Stormy Daniels para encobrir um caso extramatrimonial – o candidato republicano repetiu que este processo judicial é uma “perseguição política” organizada pelo Governo do presidente democrata Joe Biden, que será seu adversário nas eleições presidenciais.

Pouco mais de três anos depois de deixar a Casa Branca, Trump enfrenta a possibilidade de ter de cumprir uma pena de prisão, o que, se acontecer, não o impedirá de ser candidato às eleições presidenciais de 05 de Novembro.

Dos quatro casos judiciais em que Trump está envolvido, contudo, este que decorre em Nova Iorque é o único que deverá ir a julgamento antes das eleições, de acordo com analistas.

Trump é indiciado por 34 falsificações de documentos de contabilidade da sua empresa, a Trump Organization, que alegadamente pretendia ocultar, sob o pretexto de honorários de advogado, pagamentos feitos na recta final das eleições presidenciais de 2016 para comprar o silêncio de Stormy Daniels.