Connect with us

Lifestyle

EUA: dois filmes angolanos premiados em festivais internacionais de cinema

Published

on

O filme Ar Condicionado e o documentário Para lá dos meus Passos, produzidos pela Geração 80, acabam de ser premiados no Imagine Science Film Festival 2020 e no San Francisco Dance Film Festival 2020.

Ar Condicionado venceu o prémio de Melhor Filme na categoria Science New Wave na 13ª edição do Imagine Science Film Festival 2020. Na categoria, concorreram filmes que propõem formas ousadas, singulares e muitas vezes híbridas de comunicar ciência. Esses filmes foram considerados “visionários e fora da caixa”.

Na 11ª edição do San Francisco Dance Film Festival 2020, Para lá dos meus Passos foi considerado o Melhor Documentário do festival. O júri destacou a incrível cinematografia do filme “com lindas imagens e valores de produção que revelam como a dança pode ter um impacto significante sobre a vida de um indivíduo”.

Realçou ainda o facto de a Companhia de Dança Contemporânea de Angola ser uma companhia de dança inclusiva.

Em Setembro, a realizadora angolana Kamy Lara ficou na 3º posição com o documentário Para lá dos meus Passos, que estava em exibição no Festival Internacional de Documentários da África do Sul 2020.

Os dois filmes serão exibidos na Escócia no Africa in Motion Film Festival, de 30 de Outubro a 8 de Novembro.

Felicitações

Numa nota enviada ao Correio da Kianda, o vice-presidente, Bornito de Sousa exprime a “enorme satisfação e orgulho” pelo prémio que “enche de orgulho os angolanos e, em particular, a juventude e o mundo das artes e seus precursores”.

Bornito de Sousa sublinha ainda o “momento difícil” para o movimento artístico angolano, que enfrenta “enormes limitações”, por força da ameaça da pandemia da covid-19.

Filme angolano fica em terceiro lugar entre os melhores realizados por uma mulher africana