Mundo
EUA: divulgado conteúdo da tradicional carta que Biden deixou para Trump
Foi divulgado nesta quarta-feira, 22, conteúdo da carta que Joe Biden deixou para seu sucessor Donald Trump, quadragésimo sétimo presidente dos Estados Unidos da América, na sala Oval da Casa Branca.
Na carta, Biden alerta Trump de que os americanos e o mundo olham para a Casa Branca como a solução para a estabilidade face às tempestades da história.
Joe Biden refere ainda na tradicional carta que reza para que os próximos anos sejam de prosperidade, paz e dignidade para os Estados Unidos da América.
“Ao deixar este sagrado cargo, desejo-lhe a si e à sua família o melhor para os próximos quatro anos”, sublinhou ainda o democrata católico de 89 anos de idade ao seu sucessor republicano na missiva, uma tradição iniciada em 1989 pelo ex-presidente Ronald Reagan.
Donald Trump tirou o envelope da gaveta da secretária na segunda-feira, enquanto assinava uma série de ordens executivas perante a imprensa, alegando que a descobriu em frente às câmaras. No entanto, não a abriu naquele momento.
Lembrar que o conteúdo da carta que Trump deixou para Biden ao entregar o poder em 2020 nunca foi revelado.
A carta mais famosa deste tipo foi a deixada por George Bush pai, em 1993, a Bill Clinton, que o tinha derrotado nas eleições presidenciais.
“Os vossos sucessos são agora os sucessos do nosso país. Estou convosco de todo o coração”, destacou o republicano nesta mensagem considerada um modelo de elegância política.
Donald Trump tomou posse, na segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025, como 47º presidente dos Estados Unidos da América, para mais uma vez dirigir os destinos da nação mais poderosa do mundo, depois de já ter estado na Casa Branca em 2017, sucedendo a Barack Obama