Connect with us

Mundo

EUA compram 90% do estoque de medicamento eficaz contra a Covid-19

Published

on

A agência de saúde norte-americana anunciou a compra de 500 mil doses do remdesivir, um dos medicamentos que deram sinais de serem efectivos para o tratamento de Covid-19. Isso representa 90% da capacidade de produção da fabricante até o fim de Setembro deste ano.

O remdesivir é indicado para impedir que certos vírus, inclusive o novo coronavírus, façam cópias de si mesmos, o que pode sobrecarregar o sistema imunológico. O remédio não funcionou em testes como tratamento para Ebola.

A fabricante Gilead informou, na passada segunda-feira, que concordou em enviar a maior parte de sua produção para o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HHS, na sigla em inglês).

Foi essa agência que afirmou ter adquirido as 500 mil doses. A HHS tem sido responsável por distribuir o medicamento, e não a fabricante Gilead. A empresa afirmou que não discutiu a sua estratégia de abastecimento para países ricos que não sejam os Estados Unidos.

A Gilead fez parcerias com fabricantes de genéricos na Índia e no Paquistão para produzir o medicamento para 127 países em desenvolvimento.

Com agências internacionais