África

EUA cancelam fornecimento de kits de emergência para vítimas de estupro na RDC

Publicado

em

As Nações Unidas e grupos de ajuda informaram esta terça-feira, 01, que o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cancelou um grande contrato para fornecer kits de emergência para sobreviventes de estupro na República Democrática do Congo, à medida que a violência aumentava no leste do país do presente ano, deixando milhares de pessoas sem acesso a medicamentos que salvam vidas.

O contrato da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) destinava-se a reabastecer as províncias orientais do Congo, devastadas pela guerra, durante o ano, e deixou milhares de centros de saúde sem suprimentos durante a escalada dos conflitos. O Departamento de Estado, que administra a USAID, não respondeu aos repetidos pedidos de comentários por e-mail e mensagem de texto.

Os kits de emergência incluem medicamentos para prevenir o VIH e outras infecções sexualmente transmissíveis, bem como gravidez indesejada. A decisão de cancelar o contrato para cerca de 100.000 kits pós-estupro não havia sido divulgada anteriormente.

Trump ordenou uma suspensão por um período de 90 dias na ajuda externa após assumir o cargo em Janeiro e suspendeu as doações da USAID. O contrato da USAID com um fornecedor para os kits estava em andamento quando o bilionário Elon Musk, que na época liderava um departamento para melhorar a eficiência do governo dos EUA, disse que fecharia a agência em Janeiro.

Segundo a ONU e outras organizações humanitárias, a USAID cancelou imediatamente o contrato, que teria reabastecido milhares de centros de saúde até Março.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version