Connect with us

Mundo

EUA bloqueiam escolha de nigeriana para liderar OMC

Redação

Published

on

Os Estados Unidos bloquearam nesta quarta.feira, 28, o consenso necessário para designar a ex-ministra das Finanças da Nigéria Ngozi Okonjo-Iweala como diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC).

OkonjoIweala foi proposta para assumir a liderança da OMC após terem terminado as consultas entre os 164 Estados-membros e de ter sido a candidata com mais apoios, quando disputava o cargo com a ministra do Comércio da Coreia do Sul, Yoo Myunghee.

“Uma delegação não apoiou a candidatura de OkonjoIweala e disse que vai continuar a apoiar a candidata da Coreia do Sul. Essa delegação foi a dos Estados Unidos”, anunciou o porta-voz da OMC, Keith Rockwell.

Após este bloqueio está previsto que todos os países membros se reúnam novamente no dia 09 de Novembro para tomar uma decisão.

O resultado das eleições presidenciais de 03 de Novembro nos Estados Unidos poderá ser determinante para este processo.

Observadores consideram que se Donald Trump for reeleito, a OMC vai entrar num período ainda mais crítico, sendo difícil prever quando estará terminado o processo de escolha do novo director-geral. Se houver uma mudança de liderança na Casa Branca, a nova administração entra em funções só em finais de Janeiro.

A única saída seria uma votação, mas os países querem evitar essa opção.

“A grande preferência dos países é decidir por consenso e até 09 de Novembro haverá consultas nesse sentido”, explicou Rockwell.

A escolha do novo líder da OMC ocorre após a saída do brasileiro Roberto Azevedo, que deixou o cargo em finais de Agosto, um ano antes de terminar o seu mandato, tendo sido anunciado depois que iria ocupar um cargo de dirigente numa multinacional.

O diplomata brasileiro deixou a liderança da OMC num momento crítico da organização por causa do bloqueio do seu principal mecanismo de resolução de conflitos, paralisado desde Dezembro devido à recusa dos Estados Unidos em designar novos juízes.

Os Estados Unidos pedem uma reforma da organização e já ameaçaram mesmo deixá-la.

Por Lusa 

Nigeriana concorre à liderança da Organização Mundial do Comércio

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (80)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (15)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD