Lifestyle
EUA: autoridades recolhem dois milhões de ‘air fryers’ por risco de incêndios
As autoridades norte-americanas anunciaram que cerca de dois milhões de modelos de ‘air fryers’ da marca Cosori, terão que ser recolhidos por problemas de sobreaquecimento que podem causar queimaduras e até incêndios.
A Comissão de Protecção de Produtos de Consumidores dos Estados Unidos (USCPSC, na sigla em inglês) alertou, nesta quinta-feira, que os equipamentos têm um problema na conexão dos cabos, que “pode sobreaquecer”, diz o comunicado.
Além dos dois milhões de modelos nos EUA, foi anunciada ainda a recolha de 250 mil ‘ai fryers’ vendidas no Canadá e cerca de 21 mil no México.
A empresa informa ainda que foram registados 205 incidentes em que o electrodoméstico “pegou fogo, queimou, derreteu, sobreaqueceu e criou fumaça”.
Foram ainda notificados casos em que “dez menores sofreram queimaduras ligeiras e superficiais” e houve “23 relatos de pequenos danos de propriedade”.
Tanto a comissão como a Cosori pedem que os consumidores entreguem voluntariamente os produtos comprados, sendo que a empresa garante que dará gratuitamente um novo produto do mesmo modelo quando o problema estiver resolvido, ou uma ‘air fryer’ de outro modelo.
Com agências internacionais