Mundo
EUA: Associated Press impedida de entrar na Sala Oval por usar “Golfo do México”
Um jornalista da Associeted Press foi impedido de aceder à Sala Oval, da Casa Branca, pelo facto de continuar a usar “Golfo do México”, quando o Presidente dos Estados Unidos quer exige a designação de “Golfo da América”.
Foi na tentativa de uma cobertura de uma reunião ocorrida ontem, terça-feira, na Sala Oval, da Casa Branca, que o profissional, cuja identidade não foi revelada, que foi impedido pela equipa da administração Trump.
A acção é justificada com o facto de o Presidente norte-americano ter assinado um decreto, na semana passada, em que muda a designação de “Golfo do México” por “Golfo da América”.
Entretanto, a agência AP classifica a decisão de “alarmante” e acusa o Presidente norte-americano de violar a Constituição.
O repórter, que a AP optou por não identificar, foi ainda impedido de participar num segundo evento na Sala Diplomática.
A equipa de Trump não fez, até ao momento, qualquer comentário. Por seu turno, a AP critica a decisão.
“É alarmante que a administração Trump possa punir a AP pelo seu jornalismo independente”, afirmou a vice presidente e editora executiva da agência, Julie Pace, num comunicado.
“Limitar o nosso acesso à Sala Oval baseado no conteúdo discursivo da AP não só impede o público de aceder a notícias independentes, como viola de forma grosseira a Primeira Emenda”, acrescenta a responsável.
O Golfo do México é um território que faz fronteira com a costa sudeste da América do Norte. Está ligado ao Oceano Atlântico pelo Estreito da Flórida e a ilha de Cuba, e ao Mar das Caraíbas pelo Canal de Yucatán, que corre entre a Península de Yucatán e Cuba.