Ligar-se a nós

Mundo

EUA apelam navios a recusarem pagar taxas no Estreito de Ormuz sob risco de sanções

Publicado

em

Os Estados Unidos alertaram às empresas de navegação internacional, a não efectuarem pagamento de taxas, contribuições ou “doações” ao Irão para garantir passagem no Estreito de Ormuz poderá resultar em sanções severas.

O aviso formal do Departamento do Tesouro norte-americano, através do seu Gabinete de Controlo de Activos Estrangeiros (OFAC), refere que os pagamentos exigidos por Teerão, incluindo transferências directas, criptomoedas, trocas comerciais ou até contribuições a organizações de caridade ligadas ao país são considerados proibidos e representam risco elevado de penalizações.

O alerta surge após relatos de que o Irão estaria a propor a cobrança de taxas a navios que transitam pelo estratégico Estreito de Ormuz, uma das principais rotas globais de transporte de petróleo e gás.

A decisão insere-se no contexto do agravamento das tensões entre Washington e Teerão, num momento em que o Estreito de Ormuz enfrenta fortes restrições ao tráfego marítimo devido ao conflito em curso, afetando significativamente o comércio energético global.

Para além do aviso, os Estados Unidos anunciaram novas sanções direcionadas a redes financeiras e empresas suspeitas de ajudar o Irão a contornar restrições económicas, intensificando a pressão internacional sobre o país.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD