Connect with us

Mundo

Etiópia elege à sua primeira presidente, a única em toda África

Published

on

Etiópia fez hoje história ao nomear à diplomática Sahlework Zewde presidente do país, convertendo-se na primeira mulher em ocupar a chefia de Estado etíope e a única atualmente nesse cargo em toda África.

“Necessitamos construir uma sociedade que rejeite a opressão para as mulheres”, afirmou Sahlework, após ser escolhida por unanimidade numa sessão conjunta das duas câmaras do Parlamento.

“Se alguém pensa que falo muito sobre mulheres, que espere a escutar todo o que tenho que dizer”, ressaltou a nova presidenta.

“Quando não há paz no país, as mães se sentem frustradas, pelo que temos que trabalhar a favor da paz pelo bem das nossas mães”, acrescentou Sahlework ao jurar o cargo, em aparente alusão à recente violência étnica que castigou a Etiópia.

A designação de Sahlework, até agora representante especial do secretário-geral da ONU, António Guterres, frente a União Africana (UA), aconteceu após a demissão do seu predecessor, Mulatu Teshome, que ocupava desde 2013 um cargo que na Etiópia tem um alto valor representativo mas não poderes executivos.

EFE

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas