Mundo
Etiópia elege à sua primeira presidente, a única em toda África
Etiópia fez hoje história ao nomear à diplomática Sahlework Zewde presidente do país, convertendo-se na primeira mulher em ocupar a chefia de Estado etíope e a única atualmente nesse cargo em toda África.
“Necessitamos construir uma sociedade que rejeite a opressão para as mulheres”, afirmou Sahlework, após ser escolhida por unanimidade numa sessão conjunta das duas câmaras do Parlamento.
“Se alguém pensa que falo muito sobre mulheres, que espere a escutar todo o que tenho que dizer”, ressaltou a nova presidenta.
“Quando não há paz no país, as mães se sentem frustradas, pelo que temos que trabalhar a favor da paz pelo bem das nossas mães”, acrescentou Sahlework ao jurar o cargo, em aparente alusão à recente violência étnica que castigou a Etiópia.
A designação de Sahlework, até agora representante especial do secretário-geral da ONU, António Guterres, frente a União Africana (UA), aconteceu após a demissão do seu predecessor, Mulatu Teshome, que ocupava desde 2013 um cargo que na Etiópia tem um alto valor representativo mas não poderes executivos.
EFE