Mundo
Ethiopia prepara construção de “mega cidade aeroportuária”
A Ethiopia anunciou nesta segunda-feira, 26, que vai construir uma mega cidade aeroportuária, a ser desenvolvido em Abusera, 40 quilómetros do aeroporto internacional de Addis Ababa Bole.
Trata-se de uma iniciativa da Ethiopian Airlines Group, que assinou nesta segunda-feira, um contrato com uma empresa para projectar e supervisionar a sua construção.
O objectivo é revolucionar a infraestrutura de transporte aéreo da Etiópia, e será desenvolvida em colaboração com os renomados arquitetos Zaha Hadid Architects.
Localizada a aproximadamente 40 quilômetros do Aeroporto Internacional de Addis Ababa Bole, a Mega Cidade Aeroportuária visa tornar-se um importante centro de aviação com a capacidade de atender 110 milhões de passageiros anualmente, superando significativamente a capacidade atual do Aeroporto Internacional de Bole.
O CEO do Ethiopian Airlines Group, Mesfin Tasew, destacou que o projecto irá aprimorar a conectividade, impulsionar o crescimento económico e manter práticas ambientalmente responsáveis. Ele ressaltou o potencial do aeroporto para posicionar a Etiópia como um centro global de aviação e elevar os padrões de transporte aéreo africano.
Já o Diretor de Operações na Etiópia da Dar Al-Handasah, Tariq Al-Qanni, mostrou entusiasmado com pelo projecto, e sublinhou que a futura infraestrutura tem potencial para melhorar a conectividade aérea global e fortalecer o desenvolvimento económico da Etiópia. Espera-se que o novo aeroporto consolide a posição da Ethiopian Airlines como um dos principais players no sector de aviação da África.
A primeira fase do projecto, prevista para conclusão em 2029, contará com um terminal de 1,1 milhão de metros quadrados, além de instalações adicionais para companhias aéreas, carga e suporte aeroportuário.
A Mega Cidade Aeroportuária também incluirá um campo de aviação e outras infraestruturas essenciais.
O novo aeroporto será situado a uma altitude inferior à de Addis Ababa, abordando os desafios operacionais impostos pela alta altitude do actual hub principal. O design arquitetônico integrará elementos do patrimônio etíope, com o objectivo de criar um aeroporto sustentável, resiliente e inovador, que melhore a experiência do cliente e estabeleça novos padrões para a aviação global.