Sociedade
Estudo revela que bebidas espirituosas deixam pessoas mais agressivas
Um estudo realizado pela Global Drug Survey, envolvendo cerca de 30 mil pessoas, de mais de 20 países, revelou que o gin, o rum e a vodka são algumas das bebidas alcoólicas que deixam as pessoas mais agressivas.
O estudo determinou que o consumo de bebidas alcoólicas motiva diferentes emoções, positivas e negativas, e que estas dependem dos ambientes onde as bebidas são ingeridas, onde se destacam adrenalina, sentimento de confiança, sensualidade, relaxamento, cansaço, agressividade, tristeza e inquietação, escreve a TVI 24, na sua versão online.
Ao realizar o estudo, o grupo de pesquisadores pretendeu descobrir os efeitos emotivos causados pelo rum, o gin, a vodka e outras bebidas espirituosas, que segundo os pesquisadores, é associada à violência há séculos.
“Este estudo global mostra que ainda hoje o consumo de bebidas espirituosas tem uma maior probabilidade de resultar em emoções agressivas do que outras bebidas”, referiu Mark Bellis, um dos autores da pesquisa.
De acordo com o resultado da pesquisa, 29,8% dos inquiridos disseram que se sentiam mais agressivos quando consumiam bebidas espirituosas, em comparação com apenas 7,1% daqueles que bebem, por exemplo, vinho tinto. Já as mulheres revelaram que costumam sentir qualquer uma das emoções referidas, à excepção a da agressividade.
Os dados recolhidos mostram ainda que as pessoas que são mais apreciadoras de cerveja ou vinho branco, tendem a sentir-se mais relaxados e confiantes, ao passo que os consumidores preferenciais de vinho tinto costumam sentir-se mais cansados.
Quem ingere bebidas espirituosas tem, por hábito, respostas emocionais mais fortes: 58,3% sente-se mais energético; 59% mais confiante e 42,4% sente-se mais à vontade e divertido.
O estudo contou com 29.836 respostas de pessoas cujas idades cifram-se entre os 18 e os 34 anos, residente em 21 países diferentes.
Os mesmos alegaram que nos últimos doze meses as bebidas que mais consumiram foram cerveja, bebidas espirituosas, vinho tinto e vinho branco.