Connect with us

Sociedade

Estudantes voltam a protestar contra subida de propinas nas universidades públicas e privadas

António Cassoma

Published

on

O Movimento de Estudantes Angolanos (MEA) convocou uma manifestação nacional para o dia 17 de Abril contra a subida de propinas, emolumentos e falta de qualidade de ensino nas instituições públicas e privadas de Angola.

De acordo com a nota de imprensa do MEA, a que o Correio da Kianda teve acesso, a decisão de realizarem a manifestação foi tomada após a reunião de direcção deste movimento estudantil, que teve lugar no mês passado, presidido pelo seu presidente, Francisco Teixeira, e representantes da comissão de turmas da universidade Agostinho Neto, Ngola Ndambi e do ISCED de Luanda.

Os estudantes apelam a alteração do Decreto Presidencial 124/20 de 4 de Maio, que agrava a subida das propinas e emolumentos nas instituições públicas. Por outro lado, os estudantes alertam também as autoridades para que se deve tomar uma posição pela subida constante de propinas e taxas de emolumentos nas instituições privadas e constantes violações dos direitos dos estudantes.

Na mesma nota, o MEA denuncia a inexistência da qualidade de ensino nas instituições públicas e privadas e a inexistência de condições nestas instituições.

Francisco Teixeira, presidente do Movimento dos Estudantes Angolanos, em declarações ao nosso jornal, informou que são “estas e outras razões, francamente fundamentadas e visíveis por todos estudantes e, não só, que levou-nos a convocar a presente manifestação para o dia 17 de Abril”.

Segundo o líder estudantil, a marcha terá concentração no Cemitério da Santana, às 10h e arranque as 13h, rumo ao Edifício do Ministério das Finanças, órgão que controla os preços nas instituições, “onde poderão ler o manifesto reivindicativo, para que se reveja a situação das propinas e emolumentos”, disse.

Francisco Teixeira em nome de todos estudantes e académicos, apela a presença de todos de forma ordeira, académica e pacífica em prol da defesa dos direitos dos estudantes que participam na referida marcha.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (86)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (17)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD